A literalidade da Bíblia
agosto 11th, 2008 por René Vasconcelos
Estive nesse sábado em um encontro de jovens da Igreja Betesda onde rolou uma palestra sobre as linguagens da Bíblia, dada pelo sempre brilhante pastor Eliel.
Na palestra Eliel expôs as dificuldades de interpretação da Bíblia geradas pela busca de uma literalidade que a Bíblia não possui, ou seja, nem tudo o que está escrito deve ser levado para o ponto literal da interpretação. Existem diversos pontos em que se baseia essa linha de pensamento; a diferença entre a data em que ocorreram os fatos descritos na Bíblia e a data em que foram registrados, a intenção de mostrar um Deus e não de contar uma história, o modo de expressão hebraico, diferente do nosso, enfim… vários fatores que mostram que existe a diferença do que está escrito para o que se quer dizer.
Esse é um modo de lidar com a Bíblia torce o nariz de inúmeros líderes religios, teólogos mais conservadores e cristãos em geral; afinal, se a Bíblia não é literal, se é apenas algo escrito por homens, então não existe a inspiração divina? Segundo Eliel, a inspiração divina foi na preservação de textos tão antigos até os dias atuais.
Bom, dizer que a Bíblia não é literal nos liberta das amarras de pensamentos tacanhas e nos dá espaço para viver uma fé mais prática e menos teórica. Porém nos traz também inúmeros problemas; dizer que a Bíblia não é literal dá margem para inúmeras linhas de pensamento não-cristãos que deturpam o evangelho, assim como vemos nos dias atuais.
Portanto é necessário muito cuidado ao se pensar na literalidade ou não da Bíblia. Por um lado temos uma idéia mais prática de cristianismo, mas por outro temos a abertura para diversas correntes filosóficas contrárias à própria Bíblia. É necessário um meio termo.
Eu, pessoalmente, acredito que a Bíblia NÃO É a palavra de Deus, mas sim CONTÉM a Palavra de Deus. Existem erros humanos nela porque foram realmente homens a escrever, mas o teor, a lição, a imagem de Deus que a Bíblia nos mostra é sim inspirada pelo Divino em sua integralidade. Pretendo, já a algum tempo, discutir isso mais a fundo em breve. Fique de olho.
Postado em segunda-feira, agosto 11th, 2008 at 8:09 am e salvo na categoria Reflexões. Você pode obter quaisquer respostas do post através de RSS 2.0 RSS. Você pode deixar um comentário, ou rastreá-lo a partir do seu site.

agosto 11th, 2008 em 3:18 pm
Ficarei!
Adorei este texto!
agosto 11th, 2008 em 3:23 pm
Vc levantou um ótimo debate que realmente precisa ser discutido pelos cristãos.
Eu tb sou um estudioso da Palavra, sou formado em História e atualmente faço Mestrado em Bíblia Hebraica e conheço boa parte destes debates teológicos, históricos e arqueológicos envolvendo a Bíblia.
Apesar disso, discordo de sua opinião de que a Bíblia contém a Palavra, e não seria integralmente a Palavra de Deus, por que isso, no meu entender seria um precedente para cada um fazer o que bem entendender em sua vida sem respeitar os princípios contidos na Palavra de Deus. Além disso, como saber que partes são verdadeiras ou quais não o são?
Eu conheço a História e a quantidade de fraudes e erros cometidos para promover homens, líderes e determinadas opiniões “científicas” é imensa. A ciência e a opinião humana é sempre revisada pela geração seguinte e muita coisa muda com o passar dos anos. Eu prefiro continuar acreditando na Palavra de Deus, que Ele mesmo diz que não passará.
Amenidades da Cristandade
Filmes que Edificam
agosto 11th, 2008 em 4:01 pm
Então Junior, essa conversa vai ser muito proveitosa para todos nós. Eu mesmo sinto falta de uma discussão a fundo sobre esse tema.
Fiz questão de salientar que era apenas minha opinião, e não uma verdade, por saber que existem inúmeras variáveis sobre esse assunto.
Vamos conversar mais em breve!
agosto 11th, 2008 em 8:01 pm
Ótimo, estou ansioso pelas próximas publicações!
Eu entendi que vc colocou como sendo sua opinião e não como a verdade suprema, e assim eu tb coloco minha opinião, sendo apenas meu ponto de vista.
Um abraço!
agosto 11th, 2008 em 9:06 pm
Aplaudo de pé.. está faltando neo-ortodoxos nesse país!
Medo da liberdade não pode frear a verdade… a verdade liberta! Se haverão irresponsáveis não é o erro fundamentalista que dará consciência a essas pessoas.
(Graças a Deus, os neo-ortodoxos que conheço se mantiveram fidelíssimos durante o nazismo).
Todavia é interessante ver o “Bíblia Como Palavra De Deus” como (Dêr) alternativa de concórdia entre fundamentalistas e neo-ortodoxos (não confundir com liberais teológicos)
No Brasil quem tomou a posição do contém recentemente foi a CCB, antes havia o termo “como” da concórdia graças ao teólogo Tosetto.
agosto 11th, 2008 em 11:24 pm
Também acho que a Bíblia contenha a Palavra e creio que o critério seja que tudo o que se parecer com Jesus de acordo com o que está registrado sobre suas palavras e atos é Palavra, o que não for, não é.
Já que ele é o Palavra encarnada, então a gente descobre onde tem Palavra na Bíblia comparando com a encarnação dela nEle.
Esse é o pensamento do pastor Caio Fábio também, aprendi com Ele
.
agosto 12th, 2008 em 2:38 pm
ola…a paz do Senhor
“O céu e a terra passarão, mas as minhas palavra não hão de passar”
gostei muito!!! parabéns.
Para mim a Bíblia é a palavra de Deus. Mas contem muitos erros de tradução. Sem falar nos acrecimos q os pastores fazem.
gostaria de fazer uma sugestão:
vc poderia fazer uma materia sobre: o que nós dizemos q a Bíblia não diz.(seria muito interesante)
Deus abençoe!!
agosto 16th, 2008 em 11:27 am
Também acho que a Bíblia contenha a Palavra e creio que o critério seja que tudo o que se parecer com Jesus de acordo com o que está registrado sobre suas palavras e atos é Palavra, o que não for, não é.
Já que ele é o Palavra encarnada, então a gente descobre onde tem Palavra na Bíblia comparando com a encarnação dela nEle.
Esta afirmação gera um problema a luz do que o próprio Cristo disse. debatendo com as autoridades religiosas da época ele disse: “vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham de mim” (Jo 5. 39 NVI). Curioso é que o Mestre não indicou qual, ou quais as partes das Escrituras testemunhavam a seu respeito. Diante desta omissão poderíamos entender que a totalidade das Escrituras testemunham a seu respeito? Mas a afirmação seguinte é mais contundente.
“Contudo vocês não querem vir a mim para terem vida” (Jo. 5. 40 NVI). Para mim tal fala é uma indicação clara de que se pode passar sucessivas vezes pelo testemunho de Cristo nas Escrituras e ainda assim IGNORÁ-LO. Ainda há mais a ser considerado ele mesmo afirma: “Se vocês cressem em Moisés, creriam em mim, pois ele escreveu a meu respeito (onde precisamente o texto não o diz). Visto porém, que não creram no que ele escreveu, como crerão no que eu digo” (Jo 5. 46, 47 NVI). Assim, o Moisés, que era motivo de glória para os fariseus,se torna em CONDENAÇÃO (Jo. 5. 45).
Amo a Teologia neo-ortodoxa, visto que a mesma abre muitos horizontes do pensamento teológico. A afirmação que a Palavra de Deus vem ao encontro do homem e muda a sua existência é extaordinária. Mas a mesma é perigosa em razão de não indicar os critérios por meio dos quais selecionamos o que, e o que não é palavra de Deus. Quem nos dará as grantias de que não estamos lendo as Escrituras pela ótica dos fariseus e dos saduceus?
é neste aspecto que acho de extrema utilidade a advertência do nosso irmão Júnior quando o mesmo afirma: “Apesar disso, discordo de sua opinião de que a Bíblia contém a Palavra, e não seria integralmente a Palavra de Deus, por que isso, no meu entender seria um precedente para cada um fazer o que bem entendender em sua vida sem respeitar os princípios contidos na Palavra de Deus. Além disso, como saber que partes são verdadeiras ou quais não o são?”.
A este adiciono as questões a respeito do testemunho que as Escrituras dão a respeito do Cristo.
setembro 26th, 2008 em 12:59 pm
Bela palavra voce trouxe, gosto sempre de discutir sobre estes assuntos, acredito que hoje em dia está faltando mais debates sobre este tema, por isso também fiz um blog evangelico, pois cristão e gosto de aproveitar a internet com conteudos que servirão para minha vida quem quiser postar algum texto no meu blog ou apenas visitar para conhecer o endereço é: arecion-evangelho.blogspot.com