Evangelismo na TV - até onde isso é sincero?
agosto 25th, 2008 por René Vasconcelos
Passamos no Brasil por uma situação no mínimo curiosa; as grandes igrejas evangélicas estão em um combate silencioso, lutando por espaços na TV. São propostas milionárias em busca do melhor horário, do maior tempo no ar, do canal mais visitado, enfim… a busca é por audiência.
É real a necessidade que temos de buscar novas mídias para o evangelismo. O rádio já é um meio consagrado e muito valioso de evangelismo. Os cultos do “Cristo em Casa” transmitidos pela rádio Melodia no Rio de Janeiro marcaram a minha infância e me apoiaram quando eu precisava ouvir uma boa pregação. E até hoje o rádio contém inúmeros bons programas evangelísticos, como as pregações de Gondim. A internet é outro meio muito utilizado para evangelismo, visto que é fácil encontrar um bom estudo, uma boa palavra e até mesmo estudar a Bíblia em sites robustos de teologia.
Mas e a TV? De que forma ela tem sido utilizado para um real evangelismo? Vejamos as notícias abaixo:
“Por vontade do Senhor, e não tenho outra explicação para dar, a partir do dia 1º de setembro, toda a madrugada da Rede Bandeirantes será de nossa responsabilidade. O que nos impressiona nisso tudo é que fizeram ofertas milionárias por este horário, mas o dono da Rede Bandeirantes não aceitou nenhuma das propostas. Mandou chamar-me e ofereceu-me o espaço por 1/3 do que estavam propondo à emissora”.
Essas foram algumas das palavras do pastor Silas Malafaia ao falar de mais uma bênção que Deus o concedeu. Por conta do novo horário, o programa Vitória em Cristo terá mais tempo de exibição. Aproveitando esse grande espaço, o pastor Silas dará oportunidade a vários pastores para que preguem mensagens edificantes e, assim, ganhem almas para o Reino de Deus.
Leia mais
Após o fim precoce do contrato com a PlayTV, em julho, a Rede 21 optou inicialmente por seguir com uma grade própria, mas acabou fechando contrato com a Igreja Mundial do Poder de Deus, que terá assombrosas 22 horas diárias de programação.
O contrato com a igreja vale por cinco anos, e só não é de 24 horas por dia porque a lei obriga que as redes tenham pelo menos duas horas diárias de programação jornalística. O novo diretor de programação é o pastor Ronaldo Didini, ex-Igreja Universal.
Leia mais
Pelas notícias observamos que a corrida atrás de horários na televisão é grande e estima-se que as quantias de dinheiro gastas nesse propósito são absurdas. É realmente válida essa proporção do uso da TV? Uma hora ou duas por dia não seriam suficientes para um evangelismo sincero com uma boa pregação? Esse anseio por horários na TV não virou algo mais comercial do que evangelístico? Até onde vai a sinceridade nesse tipo de empreendimento?
Começo a refletir se não seria mais efetivo gastarmos essas montanhas de dinheiro em campanhas beneficientes, obras sociais, apoio a comunidades carentes. Talvez o número de pessoas alcançadas fosse menor, mas o número de pessoas que teriam suas vidas realmente transformadas seria muito maior.
E só para constar; assisti a inacreditáveis 2 horas seguidas da programação da Igreja Mundial do poder de Deus semana passada. A Bíblia não foi citada nenhuma vez durante todo esse tempo. Evangelismo?
Postado em segunda-feira, agosto 25th, 2008 at 10:09 am e salvo na categoria Reflexões. Você pode obter quaisquer respostas do post através de RSS 2.0 RSS. Você pode deixar um comentário, ou rastreá-lo a partir do seu site.

agosto 25th, 2008 em 12:25 pm
René,
Sem dúvida mais uma reflexão interessante…
Eu acrescentaria um outro aspecto falho no evangelismo puramente eletrônico: o lado pastoral. O telespectador apenas absorve a mensagem, sem um atendimento pessoal.
Acredito que o telespectador crie uma imagem idealizada do líder que está na TV. Supondo que ele ainda tenha uma grande motivação e vá ao estúdio acompanhar uma gravação irá sair totalmente frustado: o showman evangélico está preocupado com a multidão e os ângulos da câmera e não em conversar individualmente e saber os reais problemas das pessoas.
Outro ponto, como você bem colocou, é o uso da Bíblia. Quando utilizada nestes programas, a Palavra não passa de mero patchwork, podendo ser utilizada para qualquer tipo de teologia.
Parece-me que o meio (televisão, rádio, etc) hoje é mais importante que a mensagem…
Abraços!
agosto 25th, 2008 em 12:51 pm
Eu critico as fontes do dinheiro dos que fazem tele-evangelismo:
http://baptizedinfire.wordpress.com/2008/07/29/os-vampiros-da-record-e-os-vampiros-da-prosperidade/
Como podem chamar essas tvs de evangélicas se a fonte de dinheiro para sustentá-las é a teologia da prosperidade?
Do “lado de lá”, os católicos da RCC também são incomodados por Fedeli, e pessoalmente eu gostei dos argumentos dele.
ahsuasu)
(Segundo touché em diante
http://www.montfort.org.br/index.php?secao=cartas&subsecao=rcc&artigo=20070924153531&lang=bra
Eu vejo o exemplo do Caio, a internet praticamente ressuscitou ele, e a mensagem dele ganha força a cada dia.
agosto 25th, 2008 em 2:16 pm
triste é perceber que a palavra não
é a base de nossas mensagens mais.
agosto 25th, 2008 em 9:22 pm
Tenho pra mim que muito desses pastores tão fazendo da fé cristã um grande mercado, onde é oferecido tudo a uma gente que está sedenta e por isso mesmo mais vulnerável.Eles chegam a intimar Deus a fazer como eles querem (os pastores).Pastor-showman-superstar, pode?
agosto 26th, 2008 em 1:43 am
René
Coicidentemente ou não, falamos do mesmo assunto ao mesmo tempo: http://livrariadothiago.com/evangelismo-na-tv/
Modo pentecostal tradicional ligado: é de Deus.
agosto 26th, 2008 em 1:57 am
[...] Qual não foi a surpresa ao ver que o René trata do mesmo assunto no Papo de Teólogo! Leia posts semelhantes:Freqüentando igreja de "pastor [...]
agosto 26th, 2008 em 11:25 am
Gostei muito do que escreveu, mas como dizer de quem é a culpa se por um lado temos tudo isso que vc expôs em seu post, e do outro lado temos pessoas que só querem saber de prosperidade e saber o que acontecerá de noite na A Favorita…
Pois nesses mega-shows-cultos vemos igrejas enormes e lotadas de pessoas que em sua maioria leem muito pouco a biblia.
agosto 27th, 2008 em 4:11 pm
A PAZ DO SENHOR SEJA COM TODOS
Nossa cara irmã foi muito feliz em afirmar:
“como dizer de quem é a culpa se por um lado temos tudo isso que vc expôs em seu post, e do outro lado temos pessoas que só querem saber de prosperidade (…)”
Diante de tal fui levado a tecer duas considerações.
1) Cabe ao ministro - independente do gosto popular - se esmerar no estudo e ensino da Palavra de Deus (I Tm 4. 12, 13) e se apegar ao seu conteúdo de forma fidedigna (II Tm 3. 14, 15). É a mesma Bíblia que ensina ao obreiro que - a despeito do surgimento de um povo que atende exclusivamente os mestres que vão ao encontro de suas perspctivas carnais - este deve perseverar em ensinar a palavra e fazer a obra de um Evangelista (II Tm 4. 1 - 5).
concordo com vc Virgínia (em termos). Se as pessoas estão lendo cada vez menos a Bíblia precisamos refetir até que ponto nossa liderança evangélica não é responsável por tamanho desinteresse. Um exemplo prático são estes cultos que mais parecem audições gospeis do que outra coisa. Aí, faltando quinze minutos parao término da reunião, vem o oficiante e diz: agora vem a parte mais importante. Quando na verdade, todo um conjunto de ações disse o contrário.
2) Quando pregou para os atenienses, Paulo fez pouco, ou nenhum uso de citações bíblicas. Mas podemos observar que sua pregação foi fiel ao conteúdo geral das Sagradas Escrituras, e ao Kerigma primitivo.
Donde concluo que é mais pela fidelidade ao que as Escrituras realamete dizem do que pela presença da Bíblia, ou a leitura da mesma, que precisamos avaliar estes programas. Isto me faz recordar outra coisa. Paulo soube conciliar fidelidade ao conteúdo da palavra revelada à cultura de então, estamos dando conta desta terefa?
A PAZ E UM FORTE ABRAÇO PARA TODOS
agosto 27th, 2008 em 11:03 pm
A Paz do Senhor a todos!!! René seu site é fantastico, e na Tv tem algumas msgs interessantes principalmente no sábado pela manhã, mas à noite e pela madrugada só Jesus, pouquíssima Bíblia ou quase nada e o resto é só quebradeira financeira e gente doente, mas glórias a Deus que Ele honra a fé do povo, Deus é misericordioso!! agora esses vendilhões de Dvds e showmans aí, sei não só Deus sabe!!pecador tem q ser o foco principal da msg de Jesus, grande abraço!!.
agosto 29th, 2008 em 4:33 pm
O Senhor Jesus precisa de Intercessores!!!
Deus não precisa de pessoas apontando os erros dos outros. todo mundo perca
(Assim tornou Moisés ao Senhor, e disse: Ora, este povo pecou pecado grande fazendo para si deuses de ouro. Agora pois perdoa o seu pecado, se não risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito.Exodo 32.3132)
setembro 1st, 2008 em 2:23 pm
QUE QUER DIZER ISTO: “Deus não precisa de pessoas apontando os erros dos outros”. Como então julgaremos o apóstolo Paulo, que além de citar os erros dos seus opositores, ainda os expunha?
Deus “precisa” de intercessores, mas também precisa de Pastores que cuidem do rebanho de Deus, e guardem o mesmo das investidas dos lobos devoradores que vêm contras o mesmo.
Um abraço a Todos e a Paz do Senhor!!!!!
setembro 8th, 2008 em 11:34 am
com todo respeito, não quero juga se Paulo teve essa interção até por que você não deixou a referencia biblica em que você se baseia,mas se ele fez isso fez por que foi dirigido pelo Espirito Santo, pois era um homem de Deus é andava no Espirito, e conhecia os seus advesarios muito bem, e cooperou com o Senhor na Doutrina da Igreja, mas não vejo o mesmo motivo aqui “nesse blog” cabe a cada um juga a si mesmo (1 corintios 11.31) como posso fala de pessoas ou de ministerios que eu nem mesmo convivo com eles só de ver na tv ? acho precipitado, mas se você esta vendo que o irmão esta errando orer a Deus ” Deus se esse irmão esta errado mostre a ele, mas se eu estou errado me mostre ?” devemos deixa o Espirito Santo nos dirigi não leva nada para o lado pessoal(Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. Tiago 4.11) Deus tem um plano temos de ter cuidado para não se insurge contra o plano de Deus. fica na paz!
setembro 10th, 2008 em 5:55 pm
CAro irmão Zezito.
Se vc ler com atenção a Carta de Paulo aos Gálatas, vc verá que Paulo cita o nome de Pedro e um incidente no qual o teve de resistir na face. Enquanto este estava a sós com os gentios agia de forma natural, mas quando chegaram os crentes provenientes do judaísmo, ele se afastou (Gl 2. 11 - 16). Note que o incidente já havia passado, todavia Paulo o cita a título de instrução.
O mesmo se dá em relação aos “cães” (crentes judaizantes) que ele cita em Fp 3. 2 - 4; 17- 19.
Repito que é muito bom intercedr pelas pessoas. Mas é igualmente produtivo combater pela fé que foi dada de uma vez por todas aos santos (Jd v. 3). Isto porque “certos homens, cuja condenação já estava sentenciada há muito tempo, infiltraram-se dissimuladamente” (Jd v. 4) no nosso meio. Conheço muito pouco o administrador do presente blog. Mas vejo este espaço como um bom flanco no bom combate da fé. Os questionamentos aqui levantados são de natureza teológica e ideológica, ao invés de pessoal. Peçamos a Deus que derrame sobre nós a sua Sabedoria, para que possamos fazer a distinção entre o que é pessoal e que é teológico.
Repito que Deus “precisa” de intercessores, mas também precisa de Pastores que cuidem do rebanho de Deus, e guardem o mesmo das investidas dos lobos devoradores que vêm contras o mesmo; não é disto que Paulo falou em At 20. 28 - 31?
UM ABRAÇO
setembro 10th, 2008 em 5:58 pm
CAro irmão Zezito.
Em tempo reafirmo as colocações feitas na postagem de 27 Ago 2008. Na qual se lê
) Cabe ao ministro - independente do gosto popular - se esmerar no estudo e ensino da Palavra de Deus (I Tm 4. 12, 13) e se apegar ao seu conteúdo de forma fidedigna (II Tm 3. 14, 15). É a mesma Bíblia que ensina ao obreiro que - a despeito do surgimento de um povo que atende exclusivamente os mestres que vão ao encontro de suas perspctivas carnais - este deve perseverar em ensinar a palavra e fazer a obra de um Evangelista (II Tm 4. 1 - 5).
concordo com vc Virgínia (em termos). Se as pessoas estão lendo cada vez menos a Bíblia precisamos refetir até que ponto nossa liderança evangélica não é responsável por tamanho desinteresse. Um exemplo prático são estes cultos que mais parecem audições gospeis do que outra coisa. Aí, faltando quinze minutos parao término da reunião, vem o oficiante e diz: agora vem a parte mais importante. Quando na verdade, todo um conjunto de ações disse o contrário.
2) Quando pregou para os atenienses, Paulo fez pouco, ou nenhum uso de citações bíblicas. Mas podemos observar que sua pregação foi fiel ao conteúdo geral das Sagradas Escrituras, e ao Kerigma primitivo.
Donde concluo que é mais pela fidelidade ao que as Escrituras realamete dizem do que pela presença da Bíblia, ou a leitura da mesma, que precisamos avaliar estes programas. Isto me faz recordar outra coisa. Paulo soube conciliar fidelidade ao conteúdo da palavra revelada à cultura de então, estamos dando conta desta terefa?
A PAZ E UM FORTE ABRAÇO PARA TODOS
setembro 10th, 2008 em 7:10 pm
Marcelo se você me permiti, pesso perdão se eu ofendi a você ou a René, Deus abençõe vocês e a Todos em Nome de Jesus! é fica na Paz.
setembro 12th, 2008 em 12:41 pm
De form alguma meu querido irmão. Apenas expus a minha opnião. E espero que em algo ela tenha contribuído para nossa fé. É importante termos pessoas como vc para nos lembrar do poder da oração no que toca a atual situação.
Mas é igualmente válido apontar o erro. Jesus orenou a João que escrevesse à Igreja de Éfeso as seguintes palavras: “conheço as tuas obras (…) sei que você não pode tolerar homens maus, que pôs a prova os que se dizem apóstolos e não o são, e descobriu que eram impostores” (Ap 2. 2 NVI).
Precisamos interceder pelas pessoas?, é fato!!! Mas também precisamos combater pela fé que foi dada de uma vez portodas aos santos, e mais precisamos expor todo o tipo de erro, a fim de que os incautos não mais sejam enredados nestas falácias.
FICA NA PAZ ZEZITO, E UM ABRAÇO PARA VOCÊ!!!!!A PAZ E UM FORTE ABRAÇO PARA TODOS
setembro 14th, 2008 em 10:00 am
[...] acompanhei alguns post sobre evangelismo. O Thiago escreveu uma série sobre o assunto, o Renê e o Luis Fernando, andam falando sobre isto também. Eu recomendo a leitura dos posts, e que [...]
setembro 20th, 2008 em 2:57 pm
Se os líderes fizessem o que tem de ser feito, seguir o exemplo de Cristo, haveria uma influência tremenda na sociedade sem precisar de marketing algum. Esse discurso de que a igreja precisa da mídia pra alcançar um número maior de “almas” ou para afirmar que é “povo de Deus” é tudo “conversa pra boi dormir” e só pretexto pra exaltar denominações e seus líderes. E, pelo que vejo, construir impérios. O dinheiro que é destinado à “evangelização pela mídia” poderia ser usado em obras assistenciais diversas, obras culturais, melhoria na qualidade de vida de muitos membros das próprias denominações. Muitos que, mesmo com o pseudo-apelo de não obrigação em contribuir, contribuem mesmo não tendo às vezes um alimento digno na mesa, uma roupa melhor para vestir, uma assistência médica adequada, entre outros. Precisamos mais da igreja influenciando a sociedade qual o sal, que mesmo sem vê-lo no alimento, conforme a sua proporção melhora ou piora o sabor. Eu ainda acredito que Jesus não precisa de quem o defenda ou de quem faça marketing algum para fazer aparecer ou permanecer seu senhorio numa sociedade como a que vivemos, basta cada pessoa, que diz ser seguidor dEle, líder ou não, pôr em prática o que Ele ensinou. E essa é a questão.
setembro 23rd, 2008 em 11:22 am
“O dinheiro que é destinado à “evangelização pela mídia” poderia ser usado em obras assistenciais diversas, obras culturais, melhoria na qualidade de vida de muitos membros das próprias denominações”
Isto é o que considero a essência do Evangelho bíblico. Pode parecer que este pensamento seja uma tentativa de fusão entre Evangelho e socialismo, mas não é. É Evangelho puro. A verdadeira Igreja da qual os líderes terão de dar contas a Deus é o “povo”, as “pessoas”, que foram compradas com o sangue de Cristo (At 20. 28); ao invés das isntituições.
Todavia o que mais vemos são homens investindo em suas respctivas instituições, na imagem pessoal, no minstério pessoal etc… Onde está o verdadeiro seviço que visa o próximo? Deus é quem sabe!!!
Um Abração para todos e a paz!!!!
novembro 21st, 2008 em 2:11 am
Em relação ao que foi exposto neste blog, posso dizer por experiência própria, que fui “vítima” desse evangelho barato que estão empurrando goela abaixo do povo. Graças a Deus fui liberto desse sistema religioso, e hoje procuro seguir a Cristo conforme a Bíblia mostra. É muito comodo seguir o que muitos pregadores falam, pois nos isenta da responsabilidade. Se hoje eu erro, puxo para mim a responsabilidade do meu erro e busco a Graça de Deus e o seu perdão. Assim como os irmãos, me preocupo muito com as pessoas que são reféns desse sistema babilônico que nos é imposto, mas creio que Deus dá sabedoria e coragem a muitos cristãos para romperem com esse sistema e simplesmente levarem a Palavra de Deus através do legitimo testemunho cristão. Que Deus nos ajude, pois sem ele nada poderemos ser ou fazer.