Homenagem a Ricardo Gondim - o herege que a Igreja precisa
julho 7th, 2008 por René Vasconcelos
Ontem estive na igreja Assembléia de Deus Betesta e pude presenciar uma das pregações de Gondim. Apesar de muito criticado por diversas lideranças religiosas, considero o pastor Ricardo Gondim um exemplo tanto de ministro da Palavra, quanto líder cristão. Ele não se vendeu aos movimentos modernos cristãos, não mudou seu discurso com medo de perder membros e não mudou para vender melhor seus discursos. Ele continua crítico, filósofo e firme.
Gondim é mais que um pregador; ele é um pensador. E a igreja não gosta de pessoas que pensam. A igreja prefere pessoas que sejam simplesmente manipuláveis, enganáveis. Quando surge um pensador, um “herege”, como o chamam, os líderes manipuladores buscam um meio de atacá-lo e depreciar sua imagem. E isso é acentuado com Gondim, que não tem medo de citar denominações evangélicas que buscam lucrar com a fé cristã.
Gondim prega - biblicamente baseado - que o cristão não será nem mais nem menos amaldiçoado se ele der o dízimo; que ser dizimista não influenciará sua vida com Deus. Imagina o quanto essa pregação não pertubou os líderes que visam lucrar com os dízimos dos evangélicos e pregadores que cobram para pregar?
Eu tenho sido atacado, tanto na internet como na igreja, por líderes que temem pensadores por causa do que prego. E quando falo “líderes”, não são de congregaçõezinhas de bairro. Tenho sido perseguido por apóstolos e certos pregadores dos Gideões. Homens que buscam religiosidade cega para doutrinar e “encabrestar” seus seguidores. Homens que pulam, gritam e sapateiam sobre púlpitos, a título de manifestação divina, simplesmente porque não sabem ensinar. Falam o que o povo quer ouvir e recebe o dinheiro deles em troca. São um câncer para a igreja e têm levado o cristianismo no Brasil a falência. Hora de darmos a volta por cima.
A Igreja precisa de homens como Ricardo Gondim, que não tem medo de dar a cara a tapa, que pregam uma verdade doída, mas real. Que ensina ao invés de gritar, que faz refletir ao invés de cegar, que abre horizontes ao invés de tirá-los de seus seguidores. Me lembra Lutero sendo chamado de herege pelo corrompida igreja católica. Hoje, a corrompida igreja evangélica o chama de herege e amanhã ele será lembrado como reformista do cristianismo no Brasil.
Fica aqui minha gratidão a Deus pela vida de Gondim. Como homem ele é corruptível, pecador. Mas tem dado o exemplo, com sua vida, de que você não precisa ser santarrão para ser um líder exemplo; basta ter um coração contrito a Deus e amor por ensinar a pensar. E como ele mesmo diz: “Viver não é para amadores“. Liderar igrejas também não.
Se você não o conhece, busque por suas pregações no Youtube ou visite seu site ricardogondim.com.br.
Postado em segunda-feira, julho 7th, 2008 at 8:25 am e salvo na categoria Especiais. Você pode obter quaisquer respostas do post através de RSS 2.0 RSS. Você pode deixar um comentário, ou rastreá-lo a partir do seu site.

julho 7th, 2008 em 10:25 pm
Amigo, como vais a Betesda e não me encontra por lá. Sou membro da comunidade a 6 meses.
Abraços!
julho 8th, 2008 em 10:27 pm
Belíssimo texto. É tudo isso e muito mais. Incluiría o Caio Fabio tb nesta lista de homens de Deus que pensam e pregam o verdadeiro evangelho, sem medo, sem barganhas, sem cultos circenses e com muita responsabilidades. Abraço! (Blog: http://emerson.bahia.zip.net)
julho 10th, 2008 em 12:01 pm
Concordo plenamente. A igreja precisa de homens assim. Se todo herege fosse assim…
http://amenidadesdacristandade.blogspot.com/
julho 10th, 2008 em 4:34 pm
parabeniso o irmao pelo bom trabalho que o imao tem fazido paz do senhor.
julho 10th, 2008 em 4:37 pm
irmao tem feito. desc. paz daqui de portugal.irmao em cristo Pb.ELCIO RODRIGUES…
julho 11th, 2008 em 10:15 pm
A Paz!irmão concordo plenamente com o texto que li,porque atraves do Ptr Ricardo Gondim,tenho eprendido e me dedicado mais ao evangelho.existe homens q sabem tanto mas na pratica ñ sabem nada a ñ ser criticar.
agosto 3rd, 2008 em 5:58 pm
Aos irmãos da Assembléia de Deus,e ao Pastor Gondim.
Desejo me identificar,para que não haja dúvidas sobre posicionamentos e responsabilidades: Sou Batista( 1ª de Olinda,Pe),48 anos ,Diácono, casado 01 filha,enfim…
-Qto aos textos de R.Gondim: são polêmicos,mas não inusitados, trata-se de uma referência aos tópicos do “evangelho social”, da teologia da libertação,do envangelho horizontal humanista, tudo isto misturado à pitadas de modernismo existencialismo, ou seja RG translada para sua condição de CRISTÃO,todo seu sofrimento, dúvidas, perplexidades, diante da constatação (tardia),de que este é um mundo profundamente injusto,sofrível,pecaminoso, inclusive no paraíso, que se suporia,o meio evangélico. Particularmente ao assunto “meio evangélico”, ele demonstra especial propriedade - nunca houve tanta apostasia, cretinice, mercantilismo e cinismo, como tambem HERESIAS.`´É compreensivel que RG exponha seu coração e inquietações de forma tão aberta, mas erra em alguns fatores 1)Queira ou não, fala ex-cátedra, 2)Suas proposições, simpáticas aos corações e emoções, sugerem perspectiva antropocêntrica,não deixando espaço para as certezas divinas que a Bíblia garante 3)RG parece sentir falta da estética,da poesia, da erudiçao, criatividade, sensibilidade e do altruísmo visivelmente percebido. São entes culturais e emocionais que, embora secularmente produzidos e vivenciados pelos cristãos, NÃO SÃO O FUNDAMENTO da FÉ, 4)RG contribui muito para reflexão,semeando porém, dúvidas.Pastores são transmissores de valores ABSOLUTOS, esgrimar incoerências,filosofias humanas, fraquezas pessoais,para as ovelhas é o mesmo que lembrar aos filhos pequenos que “papai vai morrer e mamãe tambem..” NÃO É JUSTIFICATIVA a procedência ou não das inquietações,o Pastor é o esteio da doutrina,do ensino,do exemplo,como Paulo diz a Timóteo “sê exemplo dos fieis..”,ainda se alguma angústia tem o pastor, deve procurar alimento em quem de direito, NOSSO SENHOR JESSUS CRISTO, através de irmaõs e companheiros de ministério tão experientes qto o sr.RG 5) JAMAIS O PASTOR A PRETEXTO DE SINCERIDADE DEVE ESMAGAR COM SEUS CONCEITOS PRÓPRIOS, CULTURAIS, EMOCIONAIS,AO REBANHO INCAUTO E INDEFESO .
Caro Pastor Gondim, estamos a par do teu valor pessoal e dos sofrimentos inerentes a tão sublime ofício, estou a tua disposição como cristão para ajudar a manter elevados teus braços (como você diz,cansados!),somos solidários em tudo que pudermos,jogue sobre nós,teu suor,tua luta teu sofrimento,mas poupe a igreja de sentimentos pouco varonis a um homem de tua envergadura.
abraços, marcilio leão
milao2003@yahoo.com.br
agosto 6th, 2008 em 8:46 am
Bem meu querido, este tesxte retrata muito bem as igrejas “evangélicas”, se assim é que as podemos chamar, pois concordo plenamente com o dito assim. Venho acompanhando o Ricardo a quase um ano, ouço suas pregações todos os dias, onde teológicamente tem crescido grande mente, só que mais do que isso, tenho crescido como pessoa, obtendo uma integridade par, na qual sou muitíssimo grato a Deus por conhecer o Pr. Ricardo, onde aqui fica meus siceros agradecimentos por essa homenagem a ele na qual o faz um dos grandes homens que pensam.
Wesley
agosto 15th, 2008 em 11:25 am
A Igreja, com toda a creteza precisa de Teólogos, pensadores, profetas, críticos, pregadores eloqüentes etc…. . Este é o Lado do Pr Gondim que é muito bem vindo. Cada livro seu que eu lia me dava vontade de ler, e ler mais outro. Com ele experimentei o que Rúbem Alves (escritor que tanto ele quanto eu apreciamos) chama de Antropofagismo literário. Vejo neste pastor a sintese de alguém que conciliave atividade noética com Fé Cristã Bíblica.
Mas cá entre nós a Igreja já está cheia de extremos, sejam os da Ortodoxia engessada, sejam os do criticismo do libralismo teológico. ambos são as versoes modernas do que o próprio Gondim chamou de feriseus e saduceus. Ainda é cedo para taxá-lo de Herege, nem quero ter sobre meus ombros esta tarefa,afinal com a mesma mdida que julgamos seremos julgados. Mas cá entre nós, espero q ele continue sua tarefa de revisão e que fuja das contradições da modernidade e da pós modernidade a qual professando-a alguns desviaram-se da fé. Reiteroa Igreja precisa de sua lucidez e equilíbrio teológico; de saduceus, escribas e fariseus, já está cheia. Um abraço
agosto 20th, 2008 em 2:46 pm
Concordo com vsº o pastor ricardo é um homem ilumunado, sou católico e não perco uma menssagem dele na rede aleluia, é uma lição de vida, só queria dizer-lhe pessoalmente que na hora de nossa horãção prncipal, vulgo missa, batemos no peito com orgulho sim, e dizemos que por minha culpa, por minha grande culpa, nós humildimente pedimos perdão a Deus.
agosto 22nd, 2008 em 1:56 pm
PAZ IRMÃOS ….
alguém afirmou: RG contribui muito para reflexão,semeando porém, dúvidas. As Escrituras definem fé como: “certeza daquilo que esperamos, e a prova das coisas que não vemos” (Hb. 11. 1). Todavia quando olho para os exemplos de fé me pergunto se existia algum entre eles que nunca passou por dor, aflição, contradição e dúvida. Isto me faz perguntar: existe fé sem dúvida? Ao semear dúvidas RG não estaria contribuindo para um processo de síntese entre fé e razão? GOSTO DE VER NAS ESCRITURAS A INFALÍVEL PALAVRA DE DEUS. RECONHEÇO QUE A DESPEITO DO SEU VALOR INCALCULÁVEL, O CONHECIMENTO HUMANO É FALHO, E DESTINADO A SER ANIQUILADO, MAS PERGUNTO: Qual de nós nunca questionou a validade de toda sua vivência cristã?
POR ESTA E OUTRAS RAZÕES ENTENDO QUE É CEDO PARA AFIRMAR QUE GONDIM É HEREGE. COMO LEITOR DE SEUS LIVROS, ORO A DEUS, E CONVOCO OS QUE O ADMIRAM PARA ORAREM POR ELE.
SALOMÃO AFIRMOU: “QUANTO MAIOR SABEDORIA, MAIOR SOFRIMENTO; E QUANTO MAIOR O CONHECIMENTO, MAIOR O DESGOSTO” (Ec 1. 18). sob este prisma é preciso que se reconheça que a posição dele é complicada.
Que a paz esteja com todos e Um abraço!!
agosto 22nd, 2008 em 6:58 pm
Falo de lideres, nao congrgaçaozinhas de bairro, me explique essa diferença. O que sao lideres e o que sao congregaçaozinhas de bairro?
Por favor me responda grande pensador!
agosto 25th, 2008 em 9:27 am
nem ricardo gondim e nem niguem pode ser mais que a Biblia
que precisamos é falar do amor de Deus todos estão sendo influenciado
agosto 25th, 2008 em 11:50 am
Amém, nem ricardo gondim e nem niguem pode ser mais que a Biblia. Mas que precisamos de pessoas com visão coerente do que a mesma afirma, Ah! como precisamos.
agosto 25th, 2008 em 5:35 pm
Bem meus irmaos, nos dias em que vivemos, devemos questionar, refletir e pensar, mas princimpalmente raciocinar, vejamos;
1 Ao ver o depoimento de RG,no blog acima note a maneira arrogante e prepotente com que ele fala dos pregadores pentecostais; sapateiam saltam e pulam , a titulo de manifestaçao divina, simplesmente porque nao sabem ensinar, ou seja nao sao como eu RG o grande ensinador, eu sim sei, sou o bam bam bam, alem do mais como ele pode afirmar que que nao é uma manifestaçao divina quem é o homem para julgar .
2 Depois vemos a maneira preconceituosa e segregacionista com que ele trata os pastores de pequenas igrejas taxando-os de lideres de congregaçaozinhas de Bairro, ora nem todos foram chamados para serem grandes lideres e pastorear grandes igrejas mas sera que isso os faz menores diante de Deus e dos homens? Podem imaginar Lutero falando tais absurdos? eu nao.Alem do mais vale a pena lembrar que o mercado evangelico é bastante lucrativo e que RG vende livros e DVDs,com temas picantes e polemicos que atraem a atençao dos clientes evangelicos, e que os mercenarios nao sao somente os pregadores pentecostais que cobram para pregar nem os pastores da Universal como ele e os seus seguidores afirmam, eles vem tambem disfarçados de teologos e pensadores como se fossem totalmente contrarios a eles mas na verdade o objetivo é o mesmo, limpar a sua carteira. Agora raciocinem comigo; Seria gondin o grande reformador da igreja evangelica corrompida, o Lutero dos tempos modernos ou apenas um marketeiro muito inteligente que descobriu uma maneira de fazer a mesma coisa mostrando-se totalmente diferente dos demais, o outro lado da moeda, pensem nisso com cautela $$
agosto 27th, 2008 em 5:23 pm
Quem dentre nós não é consumidor de algo? Quem não veste, não calça, não come, não lê, etc..? Eu faço párte desta clientela evangélica que consome livros do Pr Ricardo Gondim, do Rev Cáio Fábio, de Ed René Kivtz, de George Barnna, de Rubém Amonrese, bem como dos seculares: Oscar Wilde, Honoré de Balzac, Machado de Assis, José de Alencar e Jorge Amado. Independente das idéias dos escritores seculares serem favoráveis, ou contrárias à MORAL cristã, sigo o meu caminho, e sempre que dá vou lendo, este e aquele autor. Não me considero um bom leitor, daqueles que lêem tantos e quantos livros por ano. Não convivo com ninguém que como diariamente em um restaurante. Na MINHA opinião, a comida caseira, é de valor inestimável. Mas considerando que o ouvido prova as palavras tal como o paladar o alimento, vou degustando aqui e ali.
Quanto a cautela com relação a Gondim, ainda considero que é preciso mais tempo para saber onde colocá-lo se entre os pensadores de valor, ou entre os mercenários que são o outro lado da moeda.
A música de João Alexandre - é proibido pensar - traz sólidas advertências sobre o tipo de falso profeta que não consegue se encaixar no esquema - engraçado, ou irônico o fato do autor ter recebido muitas críticas - mas não tenho a liberdade de considerar o obreiro em apreço como um dos tais.
Precisarei ver o conteúdo de seus escritos para saber se continuarei a ler seus livros ou não, mas Pelo estilo literário que ele apresenta, creio que continuará a valer a pena.
setembro 21st, 2008 em 9:53 pm
Gosto de ler as reflexoes do pastor Gondim,onde se nota sua profunda cultura.Vejo o totalmente integrado dentro dos princípios bíblicos, jamais o vejo como herético,mas um visionário. A Igreja do amanhã viverá apenas em prol do próximo e uma piedade verdadeira em busca de Deus e seu Cristo. Gosto muito das idéias de Ário e Pelágio que com certeza serão importantes para a igreja no futuro. Sei que os fundamentalista com seu desequilibrio entre graça e livre-arbitrio não gostam de Pelágio, mas suas idéias são nescessárias e válidas hoje.
setembro 23rd, 2008 em 5:08 am
Po este livre pensador além de não se identificar julga e critica
Eu sou pentecostal e infelizmente em muitas assembléias de DEUS ainda notamos a tentativa de ganhar uma pregação no grito ou acordar a igreja no grito.
Ou mesmo a Igreja se sucumbir a qualquer Pr convidado que esta na TV e no seu dia de visita ou Pregação na igreja a mesma lota de maneira incrivel .
Agora muitos questionamentos de base teológica podem ser feitos relacionado ao Pr Ricardo não concordo com eles na minha humilde ignorancia teológica.
Mas com relação a ele julgar ou condenar ou mesmo ser soberbo o irmãozinho acima viajou forte na maionese
Porque com certeza ele nunca escutou o Pr Ricardo ou utilizou uma ou mais informações totalmente forma do contexto original.
Porque jamais ouvi o mesmo a se referir a algum grupo com julgamento ou perseguição mas sim retratar algo que ocorre e ocorre mesmo
Abcs
setembro 24th, 2008 em 10:17 am
Sobre as idéias de Ário e Pelágio e a validade das mesmas para hoje.
Creio na divindade de Cristo pelas mesmas razões que Ambrósio, Santo Agostinho e cia. Quanto as idéias de Pelágio, o máximo que posso concordar é com uma parcela, impossível de se precisar quanto, de liberdade humana. Em parte alguma da Bíblia vejo fundamento para a idéia de que o homem é quem efetua sua salvação (embora reconheça que o Agostinianismo tem na doutrina da predestinação o seu calcanhar de Aquiles).
O mais interessante é que a leitura de É Proibido, nos traz uma idéia de que Gondim é averso às doutrinas que colocam no esforço humano a fonte de sua salvação. No livro orgulho de ser Evangélico, ele traz um artigo em que elogia e critica, ao mesmo tempo, formas de vida cristã baseadas no Calvinismo e no seu oposto. Com tal tentativa podemos antecipar um desejo em, conciliar; realizar síntese entre posições tão diversas. Mas reeditar o Pelagianismo e o ARianismo, é uma afirmação por demais ousada.
abs.
novembro 1st, 2008 em 1:04 pm
O pr. Ricardo Gondim é uma referência de “como pensar” em minha vida. Agradeço a Deus pela sua vida, e a todos recomendo os textos do seu site, que são maravilhosos. Parabenizo o René Vasconcelos pelo texto acima.
Abraços
novembro 1st, 2008 em 9:51 pm
Ricardo Gondim, pra mim é uma referência quando o assunto é cristianismo sem FIRULAS E SEM MASCARAS, que Deus continue usando a sua vida, (René)para que continue fazendo este belo trabalho. e como diria o Ricardo Gondim:
Soli Deo Gloria
novembro 2nd, 2008 em 1:02 pm
Irmãos a Paz Do Senhor Jesus a todos.
Não gosto de cultos e de pregações em que as pessoas são inpedidas de pensar são impedidas de raciocinar e usar o raciocinio que Deus nós deu.Paulo em Romanos 12:1 o nosso culto tem que ser racional,E Jesus diz pra nós sermos prudentes como serpentes.
Gostaria de citar a Biblia e a verdae não é arrogancia ou será que o Apostolo pedro é um arrogante quando fala a verdade 2Pedro 2.1-3
1 No passado apareceram falsos profetas no meio do povo, e assim também vão aparecer falsos mestres entre vocês. Eles ensinarão doutrinas destruidoras e falsas e rejeitarão o Mestre que os salvou. E isso fará com que caia sobre eles uma rápida destruição.
2 Mesmo assim, muita gente vai imitar a vida imoral deles, e por causa desses falsos mestres muitas pessoas vão falar mal do Caminho da verdade.
3 Em sua ambição pelo dinheiro, esses falsos mestres vão explorar vocês, contando histórias inventadas. Mas faz muito tempo que o Juiz está alerta, e o Destruidor deles está bem acordado.
Muita gente vai seguir e imitar esses falsos pregadores da prosperidade e a sua ambição pelo Deus (Mamom que é o dinheiro) Seguém a doutrina de Balaão que se vendeu como profeta.
ninguém vai deixar de sofrer por ser Cristão.
E uma mentira que os pregadores pregam.
E Jesus não vai deixar niguem rico aqui na terra.
Por ser seu seguidor.
Bem disse o Apostolo Paulo veja se Ele e um falso pregador quando diz:
1 Coríntios 15:19 Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.
A esperança não é na terra e sim no céu
Como um falso pregador da prosperidade pode pregar o texto de:
1 tim 6.5 a 8 e discussões sem fim, como costumam fazer as pessoas que perderam o juízo e não têm mais a verdade. Essa gente pensa que a religião é um meio de enriquecer.
6 ¶ É claro que a religião é uma fonte de muita riqueza, mas só para a pessoa que se contenta com o que tem.
7 O que foi que trouxemos para o mundo? Nada! E o que é que vamos levar do mundo? Nada!
8 Portanto, se temos comida e roupas, fiquemos contentes com isso.
Paulo chama eles de pregadores sem juizo
Quem nós dias de hoje com a contaminação da rposperidade pode ficar contente apenas tendo comida e roupa. Me responda.
E Pedro diz que esses pregadores gostam de gente nescia (simples que é facil ser manipulada)Tudo e Deus.
2 cor 11.7 Quando anunciei a vocês a boa notícia de Deus, fiz isso completamente de graça. Eu me humilhei para engrandecer vocês. Será que houve algum mal nisso?
Paulo e um pregador que merecia cobrar para levar a mensagem mais a pregação de Paulo nimgém teria dinheiro para pagar porisso ele dava de graça e Deus também fez a mesma coisa quem pode pagar pela sua salvação.
Um pregador que prega que cristão não sofre e um mentiroso.
Porque Deus teve um Filho sem pecado (Jesus)
Mas não teve nenhum que nunca sofreu.
O Pastor Ricardo pode ate parececer arrogante,Mas quando prega a Palavra não engana as pessoas. Prega com a verdade se os que estirem uovindo não tem preguiça de pensar.
Porque uma grande muitidão é sega, e não gosta de pensar, não gosta do ensino da palavra. E da turma dos me engana que eu gosto.
Os que gosta gostam de ser manipulados não gostam da verdade E os fariseus que mataram Jesus porque ele anucia a verdade? Amém.